Dia do Gari alerta para a consciência ambiental nas grandes cidades brasileiras

Postado por Rosangela Ponce , sexta-feira, 21 de maio de 2010 16:10

É cada vez mais alarmante a situação do excesso de lixo nas grandes cidades brasileiras. Diariamente, toneladas de detritos são produzidas e despejadas em aterros sanitários, nas ruas, em terrenos a céu aberto, colocadas à beira de estradas e até jogadas em mares e rios, prejudicando o meio ambiente e comprometendo a vida das futuras gerações.

De acordo com o IBGE, 76% do lixo das grandes cidades são jogados a céu aberto. Embora muito esteja sendo feito nesta área no Brasil, ainda são poucos os materiais aproveitados no país. Um bom exemplo são as latas de alumínio, cuja produção é 63% reciclada. O lixo industrial apresenta índices maiores de reciclagem.

“O destino do entulho e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todos, incluindo riscos à saúde pública. Como cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo doméstico por dia, se a pessoa viver 70 anos terá produzido em torno de 25 toneladas. Multiplicando este exemplo pela população brasileira, o problema alcança dimensões inimagináveis”, alerta o arquiteto urbanista especialista em gestão ambiental, João Ricardo Magalhães Gonçalves, sócio-diretor da ECCOX Ambiental, empresa especializada em projetos e consultoria nas áreas de engenharia e arquitetura ambiental. Leia mais

0 Response to "Dia do Gari alerta para a consciência ambiental nas grandes cidades brasileiras"

Postar um comentário